Peixe-beta: 3 dicas que farão de você um especialista

Jamais se deve colocar mais de um beta no mesmo aquário

Os peixes-beta são muito dominantes em relação ao território

Eles se retalham até a morte pra determinar quem será o “chefe” ou o “macho alfa”. Por essa razão, é chamado também de “peixe-de-briga-siamês” em seu país de origem, onde são disputadas rinhas com os peixes!

A criação deles é feita nos chamados “betários”, ou seja, aquários individuais. Aquários muito pequenos não são recomendáveis pois o peixinho fica sujeito a variações extremas de temperatura.

Para que você mantenha seu peixinho sempre saudável e ativo, é procurar manter o recipiente ou aquário longe de fontes de ar quente e frio.

Peixes-beta podem sobreviver nos aquários sem bombas de oxigenação

As bombas para oxigenar a água do aquário são desnecessárias para os betas

Os peixes da espécie possuem um “órgão labirinto” que permite a eles a sobrevivência em aquários sem oxigenadores.Nesse órgão, o ar atmosférico captado na superfície da água passa bem próximo da sua corrente sanguínea, proporcionando a oxigenação. Essa é a razão pela qual eles conseguem viver em águas pobres em oxigênio (mas não nas águas poluídas!).

O beta é “parente” de outros peixes usados no aquarismo que também têm essa característica, como o Tricogaster (Trichogaster trichopterus) e o peixe-do-paraíso (Macropodus opercularis). É importante manter a água sempre limpa e sem cloro no seu aquário. Não deixe acumular restos de comida ou dejetos.

Diferenças entre os machos e as fêmeas

A principal diferença é a presença do ovopositor

Betta_female_showing_the_ovipositor_tube(Exemplar de peixe-beta fêmea)

As fêmeas possuem uma saliência que é chamada de ovopositor: uma bolinha localizada logo abaixo do abdômen. Elas têm o corpo mais arredondado quando comparadas aos machos. Os machos normalmente têm as cores mais vibrantes e chamativas que as fêmeas. Se você fizer o teste do espelho, o macho vai ficar agressivo, erriçado e dar rabanadas no vidro do aquário.

Os betas são tão agressivos que atacam até mesmo sua própria imagem no espelho! Não fique brincando de pôr espelho sempre na frente dele, pois ele pode se estressar muito, a ponto der ficar doente e morrer.

Fonte: www.agendapet.com.br

Post anterior
Hamster; Prolífero e brincalhão
Próximo post
Tipos de peixes para aquários de água doce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu