Como cuidar de seu hamster

Os hamsters são, em algumas ocasiões, o primeiro animal de estimação para os adolescentes. Os hamsters são um bom “primeiro” animal de estimação porque são adoráveis, pequenos, e o melhor de tudo, são fáceis e baratos de manter. Com a devida atenção e cuidado, os hamsters podem viver até cinco anos.

1- Procure o hamster ideal para comprar. Um hamster ideal deve ter entre 4 e 7 semanas de idade. Os hamsters são mais fáceis de domesticar quando são novos. Existem dois tipos de hamster: o hamster dourado e da Sibéria ou o hamster anão. O hamster dourado existe numa imensa variedade de cores e pelos, enquanto o hamster anão, mais pequeno, apenas existe em algumas cores. No entanto, a grande diferença entre os dois é que o hamster anão não é muito fácil de domesticar enquanto o dourado pode converter-se num animal de estimação dócil e de confiança.
2- Quando trouxer o hamster para casa, coloque-o na jaula num lugar longe de correntes de ar e luz solar direta. Escolha um lugar da casa em que possa visitar o seu hamster com frequência.

3- Cubra o chão da jaula com uma camada de serradura. A madeira de pinho tem a vantagem de ser mais absorvente e não é tóxica.

4- Mantenha uma garrafa de água potável ligada à jaula a uma altura acessível ao hamster, mas que não toque na serradura de madeira. Se molhar a serradura pode comprometer a saúde do hamster e fazer com que ele fique doente. Lave e renove todos os dias.

5- Providencie alguns brinquedos para ele roer. Os hamsters adoram os tubos de papelão que se encontram dentro dos rolos de papel higiênico e toalhas de papel.

6- Faça uma caixa para que o hamster durma lá dentro. Recorte uma porta com uns 4 ou 5 centímetros numa caixa pequena de cartão fechada. Coloque a caixa num canto da jaula. O hamster vai encher a caixa de serradura e bocados de cartão mastigados, vai utilizar a caixa como dormitório. Não vai urinar na caixa, por isso pode ser utilizada por muitos meses sem ter que a mudar.

7- Alimente o seu hamster com uma mistura de alimentos preparados comercialmente para hamsters uma a duas vezes ao dia. Administre uma pequena quantidade de frutas e verduras durante todo o ano. Ao introduzir alimentos novos alimentos, comece com pequenas quantidades para que o seu sistema digestivo se adapte a eles.

8-  Proporcione exercício para o seu hamster, colocando uma roda de exercício na sua jaula. Deixe que se exercite fora da sua jaula numa bola especialmente desenhada para eles, facilmente encontrada em lojas de animais. Feche as portas do seu quarto, tire-o da jaula, e deixe-o correr na sua bola.

9- Lave a jaula do seu hamster pelo menos uma vez por semana. Remova o hamster para um local seguro e limpe a jaula com água e um pouco de desinfetante. Limpe todos os resíduos, seque o interior e acrescente serradura nova antes de voltar a pôr o hamster.

10- Retire a fruta da jaula que ele não comeu da à pelo menos dois dias. Os alimentos frescos desenvolvem bolor que pode fazer com que o hamster fique doente.

11- Não dê banho ao seu hamster. Os hamsters limpam-se sozinhos. Se pensa que o hamster cheira mal está enganado, o cheiro é provavelmente da serradura suja. Limpe a jaula do hamster com mais frequência.

12- Leve o hamster consigo ou encontre alguém que possa cuidar dele se for de férias por mais de três dias.

Fonte: animais.umcomo.com.br

Post anterior
5 dicas para brincar com seu coelho!
Próximo post
Tartaruga para aquário e aquário para tartaruga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu