Como criar um Porquinho da Índia?

Se você procura um animal de estimação carinhoso e sociável, vai adorar o porquinho-da-índia! Diferentemente de outros roedores, eles não mordem, pois preferem fugir a atacar. Apesar disso, são carentes e odeiam ficar sozinhos por muito tempo. Ao contrário do que se imagina, a origem da espécie não está ligada ao seu nome. Os porquinhos-da-índia surgiram e são encontrados no ambiente campestre das Cordilheiras  dos Andes, na América do Sul. Já para que ele viva como animal doméstico, alguns itens são necessários para compor o seu enxoval:

CAIXA DE TRANSPORTE

Seja para levar ao veterinário ou viajar, a caixa é fundamental para deixar o animal confortável durante o período longe de casa. Por isso, deve-se verificar se o acessório é bem ventilado e garantir que as grades não ofereçam risco de fuga.

COMEDOURO E BEBEDOURO

Os recipientes devem ser pesados e rígido, já que o pet se apoia na borda do pote para comer.

BRINQUEDOS

Um simples cano de PVC já é um bom passatempo. Mas atenção,“não se deve usar rodas de exercício, pois sua coluna não suporta ficar nessa posição”, afirma a bióloga e veterinária Marina Foresti Piccoli.

GAIOLA

O viveiro deve ter um único andar forrado com raspagem de madeira. Não é recomendado deixar o pet preso o dia inteiro.

PASSEIO

 “O adestramento desse animal é muito complicado”, lamenta Marina. A recomendação é deixá-lo correr e brincar pela casa ou quintal, sempre com supervisão.

HIGIENE

“Os pets de pelagem curta não necessitam de banho, já os de pelos longos podem tomar um por semana”, ressalta Marina. A escovação segue o mesmo padrão.

TOCAS E ESCONDERIJOS

É indicado que tenham em casa um lugar para o esconderijo, fazendo com que eles se sintam seguros.

ALIMENTAÇÃO

Para cuidar da dentição, forneça ração própria, além de folhas verdes, como couve e folhas de cenoura.

Fonte: Revista Meu Pet

Post anterior
Ter hamsters demanda cuidados especiais
Próximo post
Lebiste (Guppy) – Poecilia reticulata – Rainbowfish
Menu