Peixes sabem conversar

De acordo com o site do jornal britânico The Daily Telegraph, o mundo subaquático não é silencioso, isso porque os peixes se comunicam com o sexo oposto, por meio de sons específicos, para alertar os demais sobre perigos, além de fazer diversos ruídos. Os predadores caçam interceptando conversas dos peixes, segundo o pesquisador Shahriman Ghazali, da Universidade de Auckland, da Nova Zelândia. “Todos os peixes podem ouvir, mas nem todos podem emitir sons – feitos por meio da vibração de sua bexiga natatória”, afirmou Ghazali.

O pesquisador, que está apresentando um trabalho sobre a pesquisa para cientistas marinhos, em Wellington, capital da Nova Zelânida, espera decifrar os contextos para diferentes tipos de comunicação. “Este é o próximo passo. Temos 99% de certeza que os peixes emitem sons, agora, queremos descobrir o que eles significam”. Segundo a publicação, os principais significados dos sons parecem ser a atração de parceiros, tentativa de espantar predadores e orientar-se em torno dos recifes.

Para chegar a tais resultados, o pesquisador colocou grupos de peixes em tanques em um laboratório e os monitorou durante algumas semanas, usando um microfone e instrumentos que detectam movimentos na água. Com o estudo ele verificou que o peixe gurnard está entre os mais falantes. Ele emite grunhidos e mantém um padrão de vibração ao longo do dia. Por outro lado, o bacalhau fica em silêncio, exceto quando desova. “Fora da época de desova, você não vai ouvir um som deles”. O pesquisador também aconselhou aos donos de peixinhos dourados a não esperarem por uma conversa com seu bichinho. “O peixe dourado tem ótima audição, mas não faz nenhum som”, finalizou Ghazali.

Fonte: PetMag

Post anterior
Além de decorar, aquários trazem paz aos ambientes, monte o seu!
Próximo post
5 dicas para brincar com seu coelho!
Menu