O que é posse responsável?
Todos os animais de estimação, desde cães e gatos, a peixes, tartarugas, roedores e lagomorfos requerem muito cuidado e atenção. Para adquirir um animal de estimação com responsabilidade é necessário aprender sobre os cuidados específicos que necessitam. Nunca devem ser comprados por impulso, pois serão parte da sua família nos próximos anos, além do fato de ser uma vida.
E quem pode falar um pouco sobre isso com a gente foi o Richard Rasmussen, confira o vídeo abaixo sobre posse responsável:
6 perguntas importantes que você deve fazer antes de ter um animal de estimação:
- Posso cuidar deste animal de estimação por toda a vida?
- Eu realmente entendo como cuidar do meu animal de estimação?
- Posso dar ao meu animal de estimação os cuidados que ele precisa ao longo de sua vida?
- Tenho tempo suficiente para cuidar deste animal de estimação?
- O espaço que tenho é adequado para este animal de estimação e é suficiente?
- Um animal de estimação se encaixa confortavelmente no meu estilo de vida e prioridades?
Porque e para que fazer a posse responsável?
A manutenção do bem-estar dos animais de estimação é fundamental para terem uma boa qualidade de vida e viverem por muito tempo e felizes. Para isso cinco pontos devem ser atendidos:
- Ausência de fome e de sede;
- Ausência de desconforto, proporcionado por um ambiente adequado, livre de desconfortos térmicos ou físicos (espaços com refúgio e área de descanso apropriado);
- Ausência de dor, ferimentos e doenças;
- Ausência de medo e angústia;
- Comportar-se normalmente, tendo espaço suficiente e companhia de animais da mesma espécie ou que sejam compatíveis entre si.
Quais órgãos devo procurar para adquirir meu pet?
Buscar um criador idôneo, que seja registrado no IBAMA.
O animal deve vir acompanhado de nota fiscal.
Por exemplo, os filhotes das tartarugas costumam ser microchipados. No caso dos roedores algumas raças possuem pedigree e Certificados de Registro (criatórios emitem). Os coelhos só podem ser pegos após a desmama (40 a 45 dias);
Sempre adquirir em lojas confiáveis e nunca retirar do ambiente natural.
Fomos até o projeto Tamar em Ubatuba, para falar com o Henrique que é coordenador e biólogo.
Quais informações eu preciso saber quando for ter o meu pet?
Sempre busque o maior número de informações sobre a espécie que estiver interessado e sobre o que ela irá precisar para viver confortavelmente e ter uma vida saudável, como por exemplo:
- O comportamento do animal (se é agressivo e se pode ou não conviver com outros animais; se aquela espécie se dá bem com criança ou não);
- Tamanho que fica quando adulto; idade que o animal chega a viver, por exemplo: tartarugas pequenas medem 5 cm, porém quando crescem chegam a medir de 25 a 30 cm, e vivem em média 30 anos, alguns chegam a 80 – 100 anos;
- Se sua casa possui espaço suficiente para ele e se seu estilo de vida (se viaja muito ou não) é compatível;
- Se tenho tempo para dar a atenção e carinho que o animal necessita;
- Se são animais que precisam de cuidados veterinários especializados;
- Se ele precisará fazer exercícios ou estimulação mental apropriados à idade, raça ou estado de saúde;
- Se ele possui necessidades específicas como: temperatura que está habituado a viver, tipo de alimentação;
- Se consigo fazer o investimento financeiro para montar o ambiente que o animal precisa para viver bem.
O que preciso avaliar quando for ter um peixe?
No caso dos peixes, ao comprar mais de uma espécie, veja se são compatíveis entre si, pois cada espécie de peixe tem suas preferencias e habitats, e alguns pontos devem ser observados:
- pH da água, pois alguns são de pH ácido, outros de pH alcalinos, e alguns de pH neutro;
- Temperatura da água (cada espécie é adaptada a uma determinada temperatura, existem peixes de águas quentes e de água fria);
- Comportamento, algumas espécies de peixes são territorialistas e não aceitam outros peixes no aquário, como por exemplo o Flowerhorn.
A saúde do peixe está diretamente relacionada à qualidade da água do aquário, manter uma boa qualidade da água é extremamente importante. Também é importante estabelecer o sistema de filtragem que irá remover os resíduos dos peixes como as fezes. Muitos deles precisam de um aquecedor com termostato para garantir que a temperatura da água fique adequada, pois mudanças repentinas de temperatura são prejudiciais.
E no caso dos roedores e dos Lagomorfos (coelhos)?
Os dentes dos roedores e lagomorfos (coelhos) possuem crescimento contínuo e precisam ser desgastados para se manterem afiados e no comprimento certo, este desgaste ocorre através da alimentação adequada. Também se reproduzem facilmente, então tomar cuidado ao comprar mais de um animal, se certificar do sexo de ambos.
Então lembre-se, antes de adquirir qualquer bicho de estimação pesquise e estude muito sobre a espécie, para garantir que ela viva por bastante tempo saudável e feliz.
Texto: Samara Mostafa
Zootecnista da Nutricon