O que deixam os alimentos mais saborosos?

Ao elaborar uma dieta é necessário desenvolver um alimento de alta qualidade e alta palatabilidade, onde o animal ingira a quantidade de nutrientes que satisfaçam suas necessidades nutricionais, mas que também gostem do alimento.

Nas formulações para peixes de estimação são adicionados compostos que possuem a capacidade de atraí-los em direção ao alimento e estimular o consumo.

O objetivo de atrair os animais rapidamente em direção ao alimento é evitar a lixiviação de nutrientes, ou seja, a perda de nutrientes que são solúveis em água (este processo ocorre quando o alimento fica muito tempo na água) e também a piora da qualidade da água.

A palatabilidade está relacionada ao sabor do alimento, ao poder de atrair o peixe em direção a ele e também é fonte de proteínas altamente digestíveis e de aminoácidos. Os níveis de inclusão variam de 0,1% a 5,0%.

A maioria dos palatabilizantes são encontrados em ingredientes ricos em proteínas solúveis de origem marinha (farinhas, solúveis e hidrolisados de peixes, lula) e outros ingredientes de origem animal como hidrolisados de fígado e vísceras de aves.

Nos alimentos Nutricon para peixes carnívoros por exemplo, utilizamos vários ingredientes como: farinha de salmão, farinha de peixe marinho, farinha de lula, hidrolisado de vísceras de aves e de peixe, que deixam o alimento mais saboroso e atrativo.

 

Texto: Samara Mostafa

Zootecnista da Nutricon

Bibliografia:

  • Fracalossi, D. M.; Cyrino, J.E.P. Nutriaqua: Nutrição e Alimentação de Espécies de Interesse para Aquicultura Brasileira. Ministério da Pesca e Aquicultura, 2012.
Post anterior
O que é e para que serve o extrato de yucca?
Próximo post
O que é e para que serve o urucum?
Menu