O Betta é uma das espécies de peixes mais fáceis de se encontrar em um aquário, não importa em qual país você esteja.
Além de ter cores exuberantes, ele é relativamente fácil de ser cuidado, e talvez por isso seja um dos mais procurados em todo o mundo, e se você nunca teve um peixe Betta pelo menos conhece alguém que já cuidou de um.
Geralmente as pessoas se queixam que o peixe Betta não vive muito tempo, mas na maioria das vezes isso acontece por conta das trocas de água terem sido feitas de forma errada.
Segundo Aquaristas profissionais, nunca se deve trocar toda a água de um aquário de uma só vez, pois isso facilmente mata não só o Betta, como qualquer outro peixe. O correto é fazer trocas parciais da água (TPA), removendo apenas 1/3 da água do aquário cerca de 2 vezes por mês.
Agora, que já sabemos uma das práticas mais importante para cuidar de um peixe de aquário, conheça 7 fatos interessantes sobre o peixe Betta!
1 – Os Bettas são orientais
Os Bettas são originários da Tailândia, Indonésia, Vietnã, Malásia e algumas regiões da China. Com o passar do tempo, ele conquistou o mundo inteiro com suas cores vivas e por sua facilidade de ser criado em aquários ornamentais.
2 – Eles são carnívoros
O peixe Betta prefere comer larvas e mosquitos, que é sua alimentação natural na vida selvagem, mas ele também se alimenta de rações próprias para a espécie como por exemplo o Nutribetta, o Premium Flakes e o Nutricores, não se preocupe.
3 – Tempo de vida
O Betta tem um tempo de vida que varia bastante, entre 2 a 5 anos em média, e o aquário em que ele vive e sua qualidade de água tem uma influência drástica. Por exemplo, um Betta que vive em um aquário espaçoso e com filtro costuma passar dos 4 anos, porém, se seu aquário é pequeno demais e com má qualidade de água, provavelmente ele não passará dos 2 aninhos.
4 – Os Bettas respiram oxigênio atmosférico
Por conta de seu órgão chamado labirinto, o ar passa próximo de sua corrente sanguínea, o que proporciona a troca de oxigênio para o sangue por meio de difusão. Por isso eles podem viver em aquários pobres em oxigênio, mas claro que isso não significa que a água pode estar suja. Apesar de não precisarem de bombas de ar em seus aquários ornamentais, um filtro sempre faz bem ao peixe, pois melhora a qualidade de sua água.
5 – Peixe de briga?
Os Bettas não são nada pacíficos, principalmente os machos, que são bastante territorialistas, sendo quase impossível mantê-los no mesmo aquário (mesmo que este seja grande). Já as fêmeas até podem viver juntas em um mesmo aquário, mas somente se não for pequeno demais.
6 – Na China eles eram criados pra ‘lutar’
No século 18 e 19, os peixes Betta eram criados como peixes de briga, e infelizmente, até mesmo nos dias atuais existem pessoas que os criam para este fim, e isso não só na China.
7 – E quantas espécies existem?
Atualmente existem 65 espécies de peixes classificados como “Betta”. O mais comum entre os amantes da aquariofilia é o Beta Splendens. Se você tem um beta em casa, as chances de que ele seja um Beta Splendens é de 99%.
Quer saber mais dicas? Então clica aqui Peixe Betta Curiosidades e Cuidados e ganhe um e-book.
Fonte: Curto e Curioso