Terapia animal: do clássico ao bolero, música acalma os pets

Mozart, Beethoven, Vivaldi… Os grandes mestres da música clássica também agradam aos ouvidos dos pets. Por meio da musicoterapia, eles relaxam, aliviam o estresse e se relacionam melhor com os donos e outros animais.

Especialistas afirmam que o ato de colocar músicas para os animais domésticos, ou até para grandes criações, é capaz de promover o bem-estar dos bichos. Segundo a médica veterinária Izabela Gomes, as ondas sonoras estimulam o cérebro, que libera hormônios responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento, como a serotonina.

“A música tem a capacidade de estimular os batimentos cardíacos, que acompanham o ritmo. Dessa forma, é bom que os sons sejam mais lentos”, explica Izabela.

Nada de colocar um heavy metal no som do carro a caminho da consulta com um veterinário,  pois a audição é o segundo sentido mais aguçado deles (depois do olfato), e música alta pode ser bastante incômoda.

Benefícios

Izabela Gomes orienta os donos dos pets a colocar as músicas terapêuticas durante viagens de carro ou se forem deixar o animal sozinho em casa, situações que provocam ansiedade. “O ideal é que seja um hábito frequente, mas os efeitos da vibração são sentidos imediatamente”, afirma.

Fonte: Jornal Hoje em Dia 

Post anterior
Como amansar hamster?
Próximo post
Além de decorar, aquários trazem paz aos ambientes, monte o seu!
Menu