Você sabe o que são alimentos distrativos? E por que faz bem oferecê-los?

Segundo Instrução Normativa n° 30 de 05 de agosto de 2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, alimentos distrativos são classificados como algo específico, que tem a finalidade de serem oferecidos como diversão ou agrado aos animais.

Em nossas linhas de produtos nós temos esse tipo de alimento, tanto para pássaros como para roedores, chamados de Nutriseeds® e Nutrihome®. Eles são desenvolvidos com ingredientes que são utilizados nas formulações dos alimentos completos, podendo ter suplementação de aditivos nutricionais que auxiliam na manutenção da saúde dos animais, tais como: prebiótico, vitamina C, etc. Lembrando que eles não substituem o alimento completo, pois sua formulação não atende todas as necessidades nutricionais. Pode ser oferecido em qualquer idade, o importante é que não atrapalhe o consumo do alimento completo.

Desenvolvidos em formato e composição específica para cada espécie, na linha de produtos Nutricon temos os Nutriseeds® disponíveis em 2 formatos: bastões para aves que podem ser pendurados nas gaiolas ou ofertados diretamente para elas, no caso dos psitacídeos, e em bolacha para pequenos roedores. E a linha Nutrihome®, também em 2 formatos:  casa e tubo P para pequenos roedores e os tubos M, G e GG para médios e grandes roedores e lagomorfos (coelhos).

Os roedores e lagomorfos (coelhos) têm a necessidade de desgastar os dentes para mantê-los afiados e no comprimento certo e estes alimentos auxiliam neste processo.

Mas qual a importância de oferecer esse tipo de alimento? Eles são importantes como enriquecimento ambiental, que é um termo empregado quando estimulamos o comportamento natural dos animais, criando um ambiente mais interativo, proporcionando situações que ocorreriam na natureza, melhorando desta forma o bem-estar do animal, evitando o estresse e melhorando a qualidade de vida de nossos amiguinhos.

@eusalvadordali @babalu.pepita

Autor: Samara Mostafa

Fotos: eusalvadordali ; babalu.pepita ; kiko e Aurora e turminha ; Arara Naruto

Post anterior
ROEDORES DE ESTIMAÇÃO: MOTIVOS PARA SE TER UM
Próximo post
5 Doenças mais comuns em tartarugas e jabutis
Menu